NOSSO GRUPO,

nossa casa

Há mais 50 anos, ao observar crianças e adolescentes na praça da Tristeza, um grupo de jovens resolveu oferecer a eles atividades alternativas de recreação e lazer.

 

Decidiram criar um grupo escoteiro. Contando com apoio de amigos, em 10 de agosto de 1968 fundaram um grupo escoteiro e a ele deram o nome de Nimuendaju, em homenagem ao grande estudioso indígena, de mesmo nome.

 

Décadas se passaram e o Grupo Escoteiro Nimuendaju, baseado nos ideais do fundador do Movimento Escoteiro, Baden-Powell, mantém-se até os dias de hoje formando jovens líderes e cidadãos para formar uma sociedade ainda melhor.

 

Após passar por algumas sedes, todas na zona sul de Porto Alegre, hoje está situado em um terreno próprio na Avenida Coronel Marcos. Localizado no pé do Morro do Osso, conta com uma exuberante paisagem, em meio a uma reserva de mata atlântica.

GRITO DE GRUPO: Grupo, unido, que luta pra valer; não tem medo de nada e ajuda os outros a vencer !!

1/1
NOSSOS ADULTOS

O voluntário, seja escotista (que atua diretamente com os jovens) ou dirigente (que trabalha na administração do grupo escoteiro), é o elo entre a teoria e a prática. É ele quem incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada jovem, quem prepara as atividades de forma que os escoteiros se sintam motivados e desafiados. O adulto é a ferramenta pela qual o Escotismo acontece, e que possibilita que o jovem seja o protagonista e o foco de nosso Movimento.

Para efetuar o Registro Escoteiro, todos os voluntários precisam realizar o Curso de Proteção Infantojuvenil. O processo de formação, em que o adulto se dedica a conhecer mais profundamente cada Ramo, acontece no decorrer de sua vida escoteira, sendo indispensável a realização de cursos e leituras.

 

 

NOSSOS JOVENS
Design sem nome.png

Através de um ambiente de colaboração, onde são construídas amizades e valores levados por toda a vida, e por meio das atividades oferecidas, os jovens se desenvolvem e são incentivados a assumir liderança, a pensar e agir de maneira coletiva e sustentável, a se envolver com a comunidade, a fim de tornarem-se independentes de forma responsável.

Somos como uma grande família, onde todos se respeitam e prezam pela amizade. Uma vez escoteiro do Nimuendaju, sempre escoteiro.

 

A Árvore é um símbolo sagrado e cheio de significados envolvidos. Das sementes da árvore brota a vida, que vai criando raízes e se ligando à terra, mas nem por isso deixando de ascender às alturas, mantendo seu equilíbrio entre o céu e a terra.


Ramificando, florescendo, a árvore vai cumprindo seu ciclo, dando frutos e se doando para a vida. A árvore do Nimuendaju abraça os quatro ramos do grupo, simbolizando a família escoteira e a nossa união. Os ramos e as folhas simbolizam nossos jovens que, quando maduros, se lançam ao mundo como cidadãos melhores e participantes em suas comunidades.
 

Grupo Escoteiro Nimuendaju - 14/RS

Av. Coronel Marcos, 990. 
Pedra Redonda. Porto Alegre.

Siga,  Adicione e Compartilhe !!

  • Facebook Reflection
  • Instagram Social Icon

© 2020 - Diretoria Grupo Escoteiro Nimuendaju