top of page

O MOVIMENTO ESCOTEIRO

scout.png

Considerado como um movimento de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens o seu desenvolvimento pessoal em diferentes áreas, de forma sempre variada e atual, que vão ao encontro das necessidades das novas gerações.

Por mais de 100 anos, os escoteiros têm aperfeiçoado técnicas, ações e conteúdos para que possam continuar sendo o maior movimento de jovens do mundo. E é por meio de um Programa Educativo e do Método Escoteiro que a proposta educativa do Movimento Escoteiro é levada a mais de cem mil pessoas.

Os Escoteiros do Brasil têm como missão contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade. 

O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.

Escoteiros em Ação !
Ramo Sênior em Atividades Físicas !
Escoteiros Contemplando a Natureza
Disciplina !
Formação e Respeito !
Civismo !
Atividades de Integração !
Aventura para os Pequenos !
Escoteiros em Ação !

FILHOTES

FilhotesLogo.png

O escotismo agora começa ainda mais cedo!

 

Criado especialmente para crianças de 5 a 7 anos e usando o marco simbólico "Viver Juntos!", o Ramo Filhotes valoriza a convivência, o aprendizado em grupo e a participação ativa da família, criando laços fortes e significativos desde cedo!

 

A metodologia do Ramo Filhotes foca na descoberta do mundo por meio de brincadeiras e experiências reais, promovendo autonomia, cooperação e muita diversão!

O Nimuendaju foi o primeiro grupo do estado do RS a implementar o novo ramo.

MENSAGEM AOS PAIS

Este vídeo faz parte de uma série de vídeos e documentários sobre o Movimento Escoteiro. Neste episódio, o tema abordado é a Família Escoteira e o quanto a participação dos pais no processo de aprendizagem dos seus filhos é importante. 

O incentivo e a presença dos pais é fundamental para o crescimento e amadurecimento não só dos seus filhos mas também para o grupo escoteiro, pois podem colaborar em atividades e eventos.

SEJAESCOTEIRO.png

MOVIMENTO VOLUNTÁRIO

O papel do voluntariado é fundamental para que seja possível ofertar à crianças, adolescentes e jovens, oportunidades de vivenciarem com qualidade e segurança a proposta educativa do Movimento Escoteiro. 

 

A partir dos 18 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário junto aos Escoteiros do Brasil. Para isso, basta ter disponibilidade para contribuir em uma Unidade Escoteira Local, espaço onde são realizadas as atividades escoteiras. São diversos os benefícios a aqueles que dedicam seu tempo e habilidades para esta causa: A construção de um Mundo Melhor.

9a3f6bc6-3039-4e31-b1f5-62fe4ae50d23.jpg

O SISTEMA DE FORMAÇÃO DOS ADULTOS

O Sistema de Formação de Adultos é parte fundamental no processo de aprendizagem do voluntário. Todo adulto que venha a desempenhar cargo ou função, como escotista ou dirigente, tem o direito e o dever de se aperfeiçoar ao máximo possível para desempenhar suas responsabilidades no Escotismo da melhor forma.

 

O processo de formação dos adultos compreende todo o ciclo de vida do adulto no Movimento Escoteiro, por meio de uma formação personalizada e contínua, estimulando a autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências em três áreas: conhecimento e como aplicá-lo na solução de problemas; habilidades desenvolvidas por meio da experiência real; e valores e atitudes.

O escotismo pode ser considerado como um grande jogo ao ar livre, onde os jovens dividem-se em pequenos grupos, as patrulhas ou matilhas, e realizam diversas atividades que lhes dão a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos. São acampamentos, jornadas, trilhas, aventuras e desafios em grupo que a cada dia os tornam mais empoderados e cientes das suas responsabilidades, tornando-os cidadãos ativos dentro e fora do escotismo.

O Escotismo cria possibilidades de aprendizagem ao ar livre que incentivam uma melhor compreensão da relação do ser humano com o meio ambiente.

REGISTRO ESCOTEIRO

A prática do Escotismo no Brasil só é permitida aos registrados anualmente junto à União dos Escoteiros do Brasil. Não é permitida a participação, em atividades, de jovens e adultos que não tenham efetivado o Registro Institucional e o pagamento da sua Contribuição Anual. O Registro Escoteiro, além de ser um requisito obrigatório para participação nas atividades escoteiras, traz inúmeros benefícios aos associados tais como convênios, parcerias, seguro saúde, e a manutenção da infra-estrutura e do serviço profissional de apoio ao desenvolvimento do Movimento Escoteiro em todo o Brasil.

A validade do Registro Escoteiro é de 12 meses a partir da sua efetivação. As renovações podem ser feitas pelo próprio associado através do Meu Paxtu.

EscoteirosAmizade.png
bottom of page